Update: o quase fim do fim (thesis semester!)

Quem me acompanha aqui já deve ter desistido pela falta de updates – eu sei que sumi mas calma, tudo tem uma razão: esse é meu último semestre do curso! Meu curso de mestrado tem 2 anos e meio mas são feitos em 2 anos: o último semestre é feito no verão o que significa que em breve me formo.

IMG_4054

Maquetes em exposição como parte dos trabalhos de Thesis

 

Pra dizer a verdade esse semestre não foi tão intenso quanto um semestre normal na carga de trabalho mas a pressão por aqui anda alta: thesis (como se chamam os trabalhos de conclusão do curso aqui nos EUA) é algo levado extremamente a sério aqui na SCI-Arc e culmina num evento pomposo de três dias com críticos do mundo todo como já mostrei um pouco aqui.

O Thesis Semester vai da metade de maio até a primeira semana de setembro, a mesma duração de um semestre normal por aqui. Porém, o formato é um pouco diferente: caso estejamos cursando aulas (o que eu estou para conseguir completar os créditos necessários) as aulas acabam na metade de agosto e o último mês é o de dedicação exclusiva à produção de materiais para a apresentação final.

Além de Thesis estou cursando duas displinas com foco em aspectos teóricos da arquitetura. A disciplina Zero Architecture, do professor austríaco Peter Trummer parte de uma premissa bem divertida: a arquitetura não é nada mais que cópia de elementos anteriores. Então cada um de nós tem o desafio de demonstrar (de maneira hipotética e inventada) como um projeto famoso teria sido copiado. Nesse caso analisei projetos do arquiteto Peter Eisenman. A outra disciplina se chama Pentimento: a visible trace of LA, com Michael Rotondi e Christina Gray (que é estudante de doutorado na UCLA) e visa entender a arquitetura angelina do ponto de vista de conceitos da arquitetura como geometria, cor, e até mesmo filosofia como a teoria da Ontologia Orientada a Objetos. Com essa disciplina foi bom conhecer edifícios relevantes locais o que me animou a visitar alguns.

Agora estamos a menos de um mês da formatura e estou preparando os últimos detalhes do projeto para começar a produção final. Mais para frente devo escrever aqui sobre o projeto e as experimentações, mas por enquanto fiquem com imagens.

IMG_4241

Maquetes em exposição como parte dos trabalhos de Thesis

IMG_4428

Maquetes em exposição como parte dos trabalhos de Thesis

Deixe um comentário